CAPA

Estamos encaminhando a quarta edição de 2003 da revista Caderno de Pesquisas em Administração.

Foram selecionados trabalhos classificados nas áreas de Administração Geral, Recursos Humanos, Finanças, Política de Negócios e Ensino.

Na área de Administração Geral, Rosa aborda, a partir de uma retrospectiva histórica das teorias administrativas, os principais desafios da Administração no Brasil atualmente. Alguns aspectos destacados nesse estudo referem-se aos programas de modernização tecnológica nas organizações, à necessidade do desenvolvimento de conhecimento e habilidades em face de um mercado de trabalho com nível crescente de competitividade, aos padrões dignamente aceitáveis nas atividades e à ética organizacional. Esse estudo proporciona uma reflexão sobre propostas que contribuam para a evolução do homem em seu ambiente administrativo.

A área de Recursos Humanos está representada pelos trabalhos de Saraiva e Gramiceli e de Castro e Loiola.

Saraiva e Gramiceli, com base em uma revisão da fundamentação teórica e nos resultados de uma pesquisa qualitativa, tratam da atividade gerencial em uma empresa do setor automobilístico em Minas Gerais. O interesse pelo papel representado pelo gestor e por seus processos decisórios nesse setor de atividade foi gerado pelos crescentes níveis competitivos verificados na indústria automobilística. Algumas dificuldades inerentes ao exercício da atividade gerencial, tais como a redefinição do papel do gerente em uma organização contemporânea e a adaptação constante em razão da instabilidade no ambiente empresarial, são realçadas nesse estudo, permitindo a compreensão dos principais problemas enfrentados pelos gestores na tomada de decisões.

No estudo de Castro e Loiola, é focalizado o processo de aprendizagem nas organizações, utilizando-se como referência a obra de Vygotsky. A partir de fundamentação teórica, é feita uma abordagem da aprendizagem como fenômeno coletivo e como fenômeno individual. Por fim, é destacado o papel das teorias de aprendizagem no desenvolvimento da aprendizagem organizacional.

Nesta edição, a área de Finanças se faz presente por meio dos trabalhos de Perez e Famá e de Klotzle.

Perez e Famá apresentam as principais metodologias de avaliação de empresas e comparam os seus conceitos e resultados com o Balanço de Determinação. A relevância desse estudo decorre do número intenso de fusões e aquisições, do processo brasileiro de privatizações, das oscilações de preços das ações em bolsas de valores no Brasil e também em outros países, entre outros aspectos subjacentes a uma economia globalizada.

Klotzle, em seu artigo sobre o impacto das alianças estratégicas no valor de mercado e no desempenho econômico-financeiro das empresas, salienta que há poucos estudos sobre esse tema no Brasil, apesar de serem constatadas discussões amplas em nível internacional. Para ampliar o conhecimento sobre as implicações das alianças estratégicas, é feita uma análise de 17 estudos, que permitem, em sua maioria, a constatação de melhoria no desempenho ou no valor de mercado em empresas envolvidas em alianças.

Na área de Política de Negócios, Silva focaliza a contribuição da ferramenta gerencial Balanced Scorecard (BSC) nos processos de gestão de uma organização. Por meio do BSC, tornam-se facilitados o processo de tomada de decisão e a implementação das estratégias, o que permite que os tomadores de decisão se concentrem nos processos críticos que norteiam seus negócios.

Finalmente, Succol e Munck oferecem em seu artigo uma visão crítica da prática do ensino em cursos de graduação em Administração de Empresas. À luz dos ensinamentos do filósofo Sócrates e de suas proposições sobre a construção do conhecimento de forma crítica, por meio de seu método maiêutico.

O ensino de Administração é focalizado no contexto brasileiro. Alguns questionamentos emergem e são oferecidas algumas alternativas de ação, visando à melhoria da qualidade do ensino de graduação em Administração e à maior capacitação dos profissionais formados no curso.

Authors: Maria Aparecida Gouvêa
File: Download
Volume:
Número: