As decisões dependem das informações e, nas decisões de marketing, a maior fonte de dados é o mercado. A moda atual é “ouvir o cliente”. Muitas empresas procuram estreitar os laços com os clientes e obter informações que realimentem alterações no projeto e no processo de criação de produtos. Utilizam as informações oriundas dos clientes para resolver problemas relativos ao composto de marketing. Mas será que apenas ouvir o cliente é suficiente para ser uma empresa competitiva, inovadora e ter produtos diferenciados?
Este artigo discute as características do ambiente competitivo, onde empresas utilizam uma nova ferramenta do planejamento de marketing: as empresas mais que voltadas para os clientes. Os fracassos e sucessos de empresas que utilizam o cliente como a principal fonte de informações, e de empresas que buscam ir além do que o cliente pede, são relatados através de exemplos.
Por fim, concluímos qual a melhor maneira de compreender o mercado em que a empresa atua, reduzindo os riscos e proporcionando agilidade nas decisões de marketing.
Pages: | 53-62 |
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Authors: | Ana Patrícia Rodrigues Leite Mestranda em Administração de Marketing pela UFPB Sonia Trigueiro de Almeida Professora doutora do PPGA/UFPG – áreas de pesquisa: Comportamento Organizacional e Comportamento do Consumidor |
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