Home
Artigo
INFORMAÇÃO PARA NEGÓCIOS: OS NOVOS AGENTES DO CONHECIMENTO E A GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL

INFORMAÇÃO PARA NEGÓCIOS: OS NOVOS AGENTES DO CONHECIMENTO E A GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL

A evolução das características e necessidades dos diferentes usuários de informação em empresas vem determinando, ao longo do tempo, não apenas a criação de diversos tipos de sistemas de informação para atendê-los, como também uma constante adaptação do perfil da formação acadêmica e da atuação dos profissionais da informação.

Ao primeiro e tradicional modelo de biblioteca técnica de empresa seguiram-se os centros de documentação, os centros de informação, as bibliotecas virtuais, os centros de inteligência competitiva e, atualmente, os centros de gestão do conhecimento. O reconhecimento da importância estratégica da administração do conhecimento e do capital intelectual das empresas configura-se como a mais recente fase de evolução na gestão da informação.

Os diferentes modelos de sistemas de informação para empresas já surgidos, apesar de distintos, não se excluem e coexistem, ainda que parcela significativa dos profissionais da informação não venha acompanhando e adaptando-se a essa evolução, e esteja perdendo espaço de atuação para profissionais de outras áreas.

Authors: Yara Rezende
Supervisora de Informações da Natura Cosméticos S.A.
Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela USP / ECA
E-mail: [email protected]
File: Download
Volume:
Número: