A evolução das características e necessidades dos diferentes usuários de informação em empresas vem determinando, ao longo do tempo, não apenas a criação de diversos tipos de sistemas de informação para atendê-los, como também uma constante adaptação do perfil da formação acadêmica e da atuação dos profissionais da informação.
Ao primeiro e tradicional modelo de biblioteca técnica de empresa seguiram-se os centros de documentação, os centros de informação, as bibliotecas virtuais, os centros de inteligência competitiva e, atualmente, os centros de gestão do conhecimento. O reconhecimento da importância estratégica da administração do conhecimento e do capital intelectual das empresas configura-se como a mais recente fase de evolução na gestão da informação.
Os diferentes modelos de sistemas de informação para empresas já surgidos, apesar de distintos, não se excluem e coexistem, ainda que parcela significativa dos profissionais da informação não venha acompanhando e adaptando-se a essa evolução, e esteja perdendo espaço de atuação para profissionais de outras áreas.
Authors: | Yara Rezende Supervisora de Informações da Natura Cosméticos S.A. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela USP / ECA E-mail: [email protected] |
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