Home
Artigo
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES INTER-ORGANIZACIONAIS E VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES INTER-ORGANIZACIONAIS E VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO

A complexidade e a abrangência do fenômeno turístico têm se tornado evidentes, através das obras publicadas a respeito do tema, as quais têm procurado estudá-lo sob diferentes óticas, cada uma delas ressaltando uma face desse fenômeno.

Bene (1987), por exemplo, procura evidenciar a interação entre estas diversas faces do turismo, através de um enfoque sistêmico, presente em seu Sistema de Turismo (SISTUR). Uma das faces abordadas, em seu trabalho, é aquela referente às ações operacionais do turismo, ou seja, ao lado comercial do mesmo, composta dos processos de produção, distribuição e consumo. É através desta operacionalização que fica evidente como o turismo pode ser encarado como uma atividade econômica para a qual o Brasil tem um imenso potencial, tanto por sua diversidade cultural e paisagística, como por sua grande extensão e características geográficas, que permitem sua exploração turística em, praticamente, todo o seu território.

Contudo, dentro deste aspecto mais comercial do turismo, o amplo conhecimento gerencial, agregado pela Administração de Empresas, parece não estar devidamente absorvido pelos agentes econômicos brasileiros que atuam nessa atividade. Este fato fica agravado, quando notam-se a grande quantidade de empresas ligadas ao turismo e a complexidade de inter-relações existentes entre as mesmas para que o produto turístico chegue ao comprador final. O resultado disto é a oferta de serviços cuja qualidade nem sempre satisfaz ao consumidor desse produto.

Diante deste cenário, percebe-se que muitas empresas do setor têm sua sobrevivência constantemente ameaçada pela falha no atendimento às necessidades do consumidor.

Como estas empresas poderiam atingir um alto nível de qualidade de serviços e manter sua competitividade no mercado?

Uma das formas de tratar esta problemática é analisá-la sob o enfoque estratégico, o que levaria a crer que a melhor alternativa para organizações desse ramo é a concentração de esforços no sentido de adquirir vantagem competitiva, implicando a obtenção de um maior conhecimento dos elementos que compõem a cadeia produtiva, na qual a empresa se encontra, bem como a necessidade de melhorar as inter-relações entre esses elementos. Ressalta-se, também, a utilização da tecnologia da informação como forma de adquirir vantagem competitiva, uma vez que esta tecnologia permite maior agilidade nas operações entre empresas e confere um maior grau de qualidade ao produto final, seja um bem ou serviço.

O objetivo deste artigo é, justamente, explorar como um tipo de empresa turística (mais especificamente, uma intermediária na venda de passagens aéreas) pode obter vantagem competitiva, utilizando, como ferramenta, um Sistema Inter-organizacional, um tipo de sistema de informações que parece bastante adequado às atividades das empresas turísticas e que tem potencial, tanto para agilizar o intercâmbio exigido entre as mesmas, como para melhorar a qualidade do serviço turístico. Ressalta-se que, com isto, o maior beneficiado é sempre o consumidor final.

Authors: Bely Clemente Camacho Pires
Mestranda do Curso de Pós Graduação Administração – FEA/USP
File: Download
Volume:
Issue: