O crédito para transações entre empresas (business to business) representa uma das principais fontes de financiamento utilizadas pelas companhias americanas, apresentando volume superior ao dos títulos corporativos emitidos e empréstimos bancários obtidos pelo setor (SCHERR, 1989).
Em função do grande volume de crédito concedido (segundo EMERY [1984], em 1981 representava em média 26,5% dos ativos industriais), as empresas se vêem obrigadas, cada vez mais, a adotar ferramentas mais eficientes para a análise e controle do risco de crédito associado aos empréstimos.
Essa necessidade aumentou bastante na última década em decorrência dos avanços tecnológicos e da crescente desregulamentação e globalização da economia (CAOUNETTE, 1998). Assim, a melhoria na gestão dos riscos de crédito representa um dos fatores mais preponderantes na administração financeira moderna.
O objetivo deste trabalho é realizar um resumo de alguns dos principais processos associados à adoção de uma política de crédito por parte das empresas. Neste estudo, procura-se abordar as seguintes questões: por que as empresas concedem crédito, quais os principais mecanismos de avaliação da capacidade de pagamento dos clientes e como deve o cedente do crédito acompanhar sua concessão.
Authors: | Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Professor Doutor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, área de Finanças. [email protected] Alexandre Jorge Chaia Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA/USP. [email protected] |
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