Home
Artigo
DELPHI – UMA FERRAMENTA DE APOIO AO PLANEJAMENTO PROSPECTIVO

DELPHI – UMA FERRAMENTA DE APOIO AO PLANEJAMENTO PROSPECTIVO

Este artigo tem como objetivo explicar o que é a Técnica Delphi, um método para o planejamento em situações de carência de dados históricos ou nas quais pretende-se estimular a criação de novas ideias. O Delphi poderá se mostrar muito útil quando se quiser realizar uma análise qualitativa do mercado, permitindo que se projetem tendências futuras em face de descontinuidades tecnológicas e mudanças socio-econômicas.

Em linhas gerais, o método Delphi consulta um grupo de especialistas a respeito de eventos futuros através de um questionário, que é repassado continuadas vezes até que seja obtida uma convergência das respostas, um consenso, que representa uma consolidação do julgamento intuitivo do grupo. Pressupõe-se que o julgamento coletivo, ao ser bem organizado, é melhor do que a opinião de um só indivíduo. O anonimato dos respondentes, a representação estatística da distribuição dos resultados e o feedback de respostas do grupo para reavaliação nas rodadas subsequentes são as principais características deste método.

Ao longo do trabalho, demonstrar-se-á como se desenvolvem o processo de escolha dos especialistas, a elaboração de questões e a análise das respostas e resultados obtidos. Logo serão percebidas as vantagens do Delphi, seus defeitos e, principalmente, como seu emprego se revela interessante para o planejamento, especialmente no caso brasileiro, diante das novas tecnologias e atuais condições socio-econômicas.

Authors: James Terence Coulter Wright
Professor Doutor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Renata Alves Giovinazzo
Economista pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Técnica de Projetos para o PROFUTURO (Programa de Estudos do Futuro).
File: Download
Volume:
Issue: