CAPA

É com satisfação que apresentamos a primeira edição da revista Caderno de Pesquisas em Administração de 2004. As áreas de conhecimento contempladas neste número correspondem a Administração Geral, Recursos Humanos, Finanças, Marketing e Política de Negócios.

Na área de Administração Geral, Teixeira apresenta um ensaio que focaliza as peculiaridades do terceiro setor e a viabilidade das aplicações de conceitos teóricos da administração tradicional a organizações circunscritas a esse segmento. A indicação de que mudanças constatadas nos paradigmas relativos ao campo da gestão organizacional harmonizam-se com a modelagem de uma base teórica de administração mais dirigida às características das organizações do terceiro setor é um dos interessantes resultados deste ensaio.

A área de Recursos Humanos está representada pelo trabalho de Costa, que propõe uma reflexão sobre a necessidade de discutir as associações existentes entre humanização, relacionamento interpessoal e ética. Em que pesem os esforços para o alcance dos objetivos organizacionais, o estudo recomenda que o tratamento dado à questão da humanização no ambiente de trabalho e à preservação dos valores éticos não seja colocado em segundo plano, até porque humanização e ética, associadas a um saudável relacionamento interpessoal, são fatores contributivos para a consecução dos objetivos a longo prazo de uma empresa.

A área de Finanças conta, nesta edição, com o estudo de Tomazoni e Menezes, que apresentam uma interessante proposta de taxa de desconto para avaliação econômica de empresas de capital fechado, cujos dados não são passíveis de comparação com os de empresas de capital aberto no Brasil.

A área de Marketing está presente nesta edição por meio de três estudos, de autoria de Niño e Gouvea, de Ribeiro e de Vasconcelos.

O artigo de Niño e Gouvea focaliza o processo de posicionamento estratégico e suas possibilidades de aplicação ao marketing turístico. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram abordadas algumas agências de viagens, cujos depoimentos possibilitaram um entendimento do nível de conhecimento e de desenvolvimento das técnicas de posicionamento, bem como a identificação de algumas estratégias já adotadas nesse contexto, ainda que de forma

O artigo de Ribeiro focaliza a proposta de ação estratégica correspondente à integração de Finanças e Marketing com ênfase nos conceitos de caixa e cliente. O principal argumento que alicerça essa proposta é o alcance da maximização da riqueza da organização a partir da riqueza produzida individualmente pelo cliente, o que fortalece as bases lucrativas e rentáveis da organização.

Vasconcelos, em seu ensaio, realça a importância do marketing interno (MI) para o alcance dos objetivos organizacionais. Os benefícios do MI são alinhados aos proporcionados pelo marketing externo, com a argumentação de que relacionamentos saudáveis entre as áreas funcionais de uma empresa devem ser cultivados com o mesmo empenho dedicado ao relacionamento com os clientes externos. Uma ampla revisão dos avanços, abordagens, problemas e desafios inerentes ao conceito de marketing interno é proporcionada por este estudo.

A área de Política de Negócios é representada pelo artigo de Oliveira e Oliva. Neste trabalho faz-se uma análise crítica das informações apresentadas nos títulos e resumos dos artigos catalogados na área temática de Estratégia dos congressos Cladea e Enanpad em 2002. Tendo em vista que o impacto que título e resumo exercem no grau de interesse pela leitura integral de um artigo, é salientada a importância de uma correta elaboração desses componentes dos trabalhos acadêmicos. Para tal, algumas recomendações e advertências fornecidas neste artigo poderão ser de extrema utilidade aos interessados em aperfeiçoar a forma de apresentação de suas publicações.

Boa leitura a todos!

Authors: Maria Aparecida Gouvêa
File: Download
Volume:
Número: