CAPA

É com satisfação que apresentamos a terceira edição de 2003 da revista Caderno de Pesquisas em
Administração. Os textos selecionados versam sobre temas circunscritos às áreas de Finanças, Métodos Quantitativos, Gestão Estratégica, Marketing Administração de Ciência e Tecnologia, e Econometria.

Os autores Camargos e Barbosa apresentam um artigo no qual é abordada a metodologia de Estudos de
Evento, amplamente utilizada em Finanças. Para um melhor entendimento dessa metodologia, é feita uma descrição de sua operacionalização. procedimentos e etapas. São destacados alguns testes estatísticos e apresentados alguns estudos de dados do mercado de capitais brasileiro.

Fávero e Angelo, por meio da análise de séries temporais, abordam a questão da tendência de redução das dimensões de apartamentos residenciais e de evolução ascendente dos respectivos preços. Com a modelagem econométrica dos indices INCC e IGPM ao longo do tempo, foi possivel relacionar tais indices, estimar sua evolução e determinar funções de previsão, contribuindo para um maior entendimento do descompasso entre os aumentos de preço e a área dos imóveis.

Barbosa e Teixeira apresentam um artigo que retrata a gestão estratégica em empresas de pequeno e médio porte do Estado de Sergipe. Este estudo, de caráter exploratório, tem por objetivo identificar a missão e objetivos dessas empresas, hem como os riscos e oportunidades do ambiente empresarial à luc de mudanças ocorridas ao longo do tempo, percebidas pelos empresários entrevistados. O posicionamento das empresas sobre as mudanças ambientais e a sua visão estratégica também recebem destaque neste artigo.

Os autores Angelo e Siqueira apresentam um artigo concernente à área de Marketing, cujo principal objetivo é a identificação de fatores que podem exercer influência no consumo de congelados. Com base em uma amostra de 400 consumidores, foi utilizado um modelo estatistico com finalidade explicativa e não preditiva. Os resultados obtidos podem nortear a adoção de melhores políticas de produção e de marketing dirigidas para a ampliação do mercado de pratos prontos congelados.

Na área de Administração de Ciência e Tecnologia destacam-se um artigo e um ensaio. O artigo, de autoria de Darvin, salienta os benefícios da introdução da tecnologia de Usinagem em Alta Velocidade de Corte (High Speed Cutting HSC) em uma grande empresa do setor metal mecánico, no caso, o setor automobilístico, na área de ferramentaria. Por meio da metodologia de estudo de caso, é apresentada a experiência de inovação tecnológica realizada com a instalação de novas máquinas no processo de ferramentaria. Este trabalho apresenta as vantagens de ordem técnica e económica inerentes ao conceito de HSC.

O ensaio, de autoria de Silva, focaliza o sistema tecnológico nacional. Fazem parte do estudo a absorção de profissionais especializados pelas empresas, os fatores dificultadores do desenvolvimento de projetos de cooperação, o perfil das empresas com potencial de atuação satisfatória sob a pressão de demandas tecnológicas, e uções sugeridas para aumentar a capacidade de inovação em produtos e processos das empresas.

Os autores Silva, Santos e Silva apresentam um estudo em que é realizada uma avaliação do grau de co-
integração entre os preços da soja praticados no mercado brasileiro e no mercado norte-americano, com o intuito de detectar uma dependência temporal entre os mercados. Os dados foram obtidos no Banco de Dados da Fundação Getúlio Vargas e deflacionados pelo dólar comercial norte-americano, para permitir análises não distorcidas dos dois mercados.

Esperamos que a variada seleção de artigos dessa edição desperte o interesse de nossos leitores.

Authors: Maria Aparecida Gouvêa
File: Download
Volume:
Número: