A edição da revista Caderno de Pesquisas referente ao 1º trimestre de 2003 está sendo enviada aos seus habituais leitores, a quem, esperamos, proporcione uma leitura agradável e proveitosa.
Neste número, os artigos estão circunscritos às áreas de Administração Geral, Finanças, Métodos Quantitativos e Informática, e Política de Negócios. Como sempre, os temas são variados, com o que se pretende atrair o interesse de leitores que atuam nas várias áreas da Administração.
A seguir, apresentamos alguns breves comentários sobre os artigos, apenas para fornecer uma visão conjunta dos trabalhos reunidos nesta edição.
Silva e El-Aouar focalizam o fenômeno da globalização e as suas implicações nos contextos político, econômico, cultural, tecnológico e social. É apresentada uma análise crítica das implicações da globalização na sociedade e são levantadas questões sobre os efeitos positivos e negativos desse movimento mundial.
Parolin, por sua vez, discute em seu trabalho algumas condições para a promoção do processo criativo nas organizações, visto como ferramenta de apoio à gestão empresarial.
O trabalho elaborado por Camargos e Dias apresenta a evolução da administração estratégica e as influências recebidas por esta de outros campos do conhecimento, sobretudo da sociologia e da economia. São explicitados os vários níveis de estratégia nas organizações e é destacada a sua importância nas medidas de ajuste das empresas a um ambiente cada vez mais competitivo e dinâmico.
Novamente Camargos desenvolve um interessante estudo, desta vez na companhia de Barbosa, no qual é focalizada a teoria da eficiência de mercado, com a apresentação de modelos econômicos e as condições de seu uso. O nível de eficiência informacional do mercado de capitais brasileiro é analisado, destacando-se os aspectos da década de 90 que promoveram a sua evolução.
No artigo de Carvalho foram estudados fatores individuais e organizacionais que têm relação com diferentes níveis de uso da Internet no desenvolvimento de estratégias funcionais.
O tema defesa da concorrência, no sentido de defesa das eficiências geradas pelas forças competitivas, foi objeto de estudo do trabalho de Senhoras. Vários argumentos favoráveis e desfavoráveis às políticas de defesa da concorrência são apresentados, realçando a importância de se discutir a questão sob vários pontos de vista.
Os autores Silveira, Barros e Famá também comparecem nesta edição, divulgando os resultados de um estudo focado no relacionamento entre níveis de estrutura de governança, qualidade da gestão empresarial e desempenho financeiro das organizações. Mediante testes estatísticos, são avaliadas relações entre variáveis de governança e de desempenho financeiro, com destaque para a contribuição de cada variável no aprimoramento dos modelos estatísticos.
Boa leitura a todos!
Authors: | Profa. Dra. Maria Aparecida Gouvêa |
---|---|
File: | Download |
Volume: | |
Número: |