É com muita satisfação que apresentamos os artigos selecionados para a composição do fascículo referente ao terceiro trimestre de 2002 do Caderno de Pesquisas em Administração.
Estão presentes neste número artigos e ensaios relacionados às áreas temáticas de Políticas Públicas, Administração Geral, Finanças, Marketing e Política de Negócios.
Os autores Meireles e El-Aouar elaboraram um interessante ensaio, focalizando o tema bastante atual da importância do papel das ONGs no cenário da globalização. Neste novo contexto, o Estado tem se deparado com algumas propostas de reformas, como a redução de seus gastos com programas sociais. As ONGs tendem a assumir maior destaque na provisão de necessidades coletivas, com projetos de interesse público. Dessa maneira, são estabelecidas novas formas de inter-relação entre Estado e sociedade civil, mediante parceria das ONGs com o governo, estas desempenhando o papel de liame entre Estado, sociedade e mercado.
O autor Olivares nos proporciona o entendimento de uma das mudanças organizacionais na gestão moderna – a referente ao desenho da estrutura organizacional em rede. São apresentadas as bases teóricas de sustentação de diversas tipologias de redes, propostas por diversos autores. São também destacadas as condições básicas a ser consideradas na negociação entre as parceiras para facilitar o relacionamento da estrutura organizacional em rede.
Francischini e Souza apresentam a conceituação teórica e uma aplicação da metodologia do Balanced Score Card, reconhecida como um instrumento eficaz para a proposição de estratégias de atuação de bancos na área social. Para a avaliação do desempenho do segmento bancário no campo social são apresentados três grupos de indicadores: Sociais Internos, Sociais Externos e de Corpo Funcional. A metodologia apresentada é também aplicável a outros segmentos, desde que sejam feitas as adaptações necessárias.
Os autores Penteado e Famá apresentam um artigo da área de finanças, que analisa a adequação do índice Bovespa como parâmetro para medidas de risco que fazem uso do CAPM – Capital Assets Pricing Model. São questionadas as avaliações de risco e os cálculos de custo de capital que tenham sido elaborados considerando o retorno do índice Bovespa como o retorno do mercado no modelo do CAPM, desenvolvido por Sharpe.
O artigo dos autores Eleutério e Souza aborda a questão da qualidade em serviços prestados internamente aos funcionários de uma empresa de tecnologia da informação. Os departamentos de uma empresa constituem uma rede de fornecedores e clientes de serviços internos, cuja qualidade no atendimento influencia o sucesso dos relacionamentos no interior dessa rede. A ferramenta de análise apresentada neste artigo é a escala SERVQUAL, que contempla as expectativas e percepções dos clientes sobre o serviço prestado. Por meio da análise da qualidade é possível detectarem-se lacunas entre o serviço esperado e o recebido, e alternativas para a melhoria na prestação dos serviços.
Os autores Azevedo, Fontenele e Silva, Carvalho e Ferreira da Silva nos apresentam um artigo do tipo tutorial que resulta de uma revisão bibliográfica sobre a Dissuasão de Entrada na Administração Estratégica, a Teoria dos Jogos e a metodologia de Michael Porter, para a análise de indústrias e da concorrência, e no qual são apresentadas algumas convergências teóricas entre essas três teorias, assim como as diferenças básicas na abordagem de cada uma.
A autora Silva destaca em seu artigo a disseminação da metodologia do estudo de caso na produção discente do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia. São investigadas as razões da preferência por esse método e salientadas as suas limitações de análise.
A diversidade de temas deste exemplar da revista certamente atingirá grande número de leitores interessados na discussão acadêmica de conceitos teóricos de Administração.
Boa leitura a todos.
A Editora
Authors: | Profa. Dra. Maria Aparecida Gouvêa |
---|---|
File: | Download |
Volume: | |
Número: |