CAPA

É com satisfação que encaminhamos nosso primeiro exemplar de 202 da revista Caderno de Pesquisas. Nos últimos meses acentuou-se a apresentação de trabalhos para publicação neste periódico, com boa cobertura dos diferentes contextos da administração. Neste número vale destacar, também, a colaboração internacional de um autor português, embora nossa revista esteja classificada na categoria de periódico local.

Encontram-se, nesta edição, estudos de Administração Geral, Recursos Humanos, Métodos Quantitativos e Informática, Marketing e Administração Pública.

Na área de Administração Geral, Passari apresenta um interessante artigo que analisa o emprego de um marketplace de cargas para a otimização de recursos de transporte. No desenvolvimento do estudo é feita uma análise crítica do uso desta ferramenta.

No campo dos Recursos Humanos, Saraiva e Provinciali analisam a adequação da teoria taylorista nos dias atuais, em pesquisa realizada com trabalhadores do setor têxtil. O estudo aponta um desacordo entre a teoria e a prática, e possibilita uma interessante discussão sobre as premissas teóricas e o ambiente analisado.

O autor português Arménio Rego apresenta um artigo que relaciona três categorias de justiça – em que foram classificadas 18 organizações – com quatro alternativas de comportamentos de cidadania organizacional. Neste estudo foi possível perceber uma forte influência dos climas de justiça sobre o comportamento de cidadania nas organizações.

A área de Marketing é representada nesta edição pelo artigo de Carvalho e Teixeira, que focaliza a indústria farmacêutica e analisa o processo de tomada de decisão na adoção de novos produtos farmacêuticos pela classe médica. Entre os fatores influenciadores neste processo, destacam-se as estratégias promocionais e os aspectos favoráveis e desfavoráveis de sua adoção.

A área de Métodos Quantitativos e Informática está presente neste número da revista na forma de um artigo e de um ensaio. O artigo foi realizado por Rodrigues, que emprega algumas técnicas de análise multivariada para aferir o potencial de desenvolvimento dos municípios fluminenses. O ensaio foi desenvolvido por Marchiori, que nos apresenta os processos inerentes à gestão da informação e os requisitos necessários para o desempenho das atividades dos profissionais dessa área de conhecimento.

No âmbito da Administração Pública, apresentamos um estudo realizado por Mafra, Tavares, Eiras e Mangini, que aborda, por meio de uma pesquisa qualitativa, diferenças de atuação e dificuldades encontradas por dois tipos de atividades informais.

Esperamos que os temas examinados pelos trabalhos selecionados despertem o interesse de nossos leitores e agreguem informações relevantes às variadas áreas de conhecimento da Administração.

A Editora

Authors: Profa. Dra. Maria Aparecida Gouvêa
File: Download
Volume:
Número: