Este estudo tem por objetivo traçar um panorama da avaliação do ensino superior e das percepções dos professores das instituições particulares de ensino superior de administração de empresas sobre o Exame Nacional de Cursos, após a sua quarta edição, e os impactos provocados pela sua implementação nessas instituições. Sob esta ótica, busca-se conhecer algumas medidas que estão sendo tomadas pelas instituições para a melhoria ou manutenção da qualidade do ensino, face aos conceitos obtidos através do exame. Para tanto, foram examinados o contexto da avaliação do ensino superior no país, algumas referências internacionais, os antecedentes do Exame Nacional de Cursos e opiniões sobre tendências da avaliação.
A que se destina o Exame Nacional de Cursos (ENC), o “Provão”? Quais seriam os interesses das instituições avaliadas, do Ministério da Educação e Cultura, dos professores, dos alunos, da sociedade? Quais as medidas adotadas para manter ou melhorar a conceituação no exame? Melhorar a conceituação no exame significa melhorar a qualidade do ensino? A seguir, apresentamos algumas análises que podem nos ajudar a compreender melhor estas questões.
Authors: | Sandra Sayuri Yamashita Mestranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Email: [email protected] |
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