CAPA

Os artigos apresentados neste número da revista Caderno de Pesquisas em Administração são produtos de estudos realizados nas áreas de Administração Geral, Recursos Humanos, Finanças, Marketing, Tecnologia da Informação e Métodos Quantitativos e Informática.

Os autores Lupoli Junior e Felisoni de Angelo, em um ensaio de Administração Geral, nos proporcionam uma melhor compreensão da correta utilização de objetivos bem definidos como instrumentos de mudanças organizacionais.

Na área de Recursos Humanos, em um outro ensaio, é apresentada por Costa uma revisão bibliográfica desenvolvida para realçar a importância da humanização no trabalho como mecanismo para a valorização do papel do homem na sociedade moderna.

A área de Finanças é representada por um artigo, por meio do qual os autores Castro Junior e Famá nos brindam com a análise do processo de percepção de risco pelos investidores. O estudo baseia-se nos resultados de uma pesquisa empírica e as conclusões se apóiam na interação entre os campos da Psicologia e das Finanças.

Vivan, Bezerra e Fonseca, em seu artigo catalogado em Marketing, divulgam o resultado de um estudo realizado para o delineamento do perfil dos consumidores de produtos de origem animal da cidade de Barreiras (BA). Alguns testes estatísticos procuraram revelar relações de dependência entre faixas de idade do consumidor e a natureza do produto escolhido como opção de compra. Os motivos subjacentes às opções de compra também foram objeto de investigação, agregando importantes informações na conclusão das análises.

Andrade nos apresenta um estudo que enfatiza a importância da tecnologia da informação como instrumento estratégico para a eficiência operacional das organizações nos tempos atuais.

Também no âmbito da tecnologia da informação, é apresentado por Machado um ensaio em que o uso dos sistemas de informação recebe uma análise crítica, com destaque para as suas possíveis fragilidades, embora seja indiscutível o seu valor no campo da administração.

Um artigo da área de Métodos Quantitativos, elaborado por Rodrigues, procura estabelecer relações de causalidade entre variáveis do perfil da população pesquisada e as suas avaliações do atual governo. Também foram investigadas as expectativas das pessoas quanto à situação futura do país.

A todos, uma boa leitura.

A Editora

Authors: Profa. Dra. Maria Aparecida Gouvêa
File: Download
Volume:
Número: