Home
Artigo
REFLEXÕES SOBRE A ESTRUTURA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A NECESSIDADE DE UMA REVISÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A PARTIR DE UM ENFOQUE TRANSDISCIPLINAR

REFLEXÕES SOBRE A ESTRUTURA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A NECESSIDADE DE UMA REVISÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A PARTIR DE UM ENFOQUE TRANSDISCIPLINAR

Este ensaio tem como objetivo refletir a respeito de algumas questões relativas à elaboração da estrutura curricular para o ensino superior, a partir de alguns artigos escritos por especialistas nesse tema.

Os três artigos abordados neste ensaio mencionam a necessidade de repensar a estrutura curricular, tendo em vista as crescentes mudanças observadas na sociedade, na economia e na cultura atual. Conceitos como os de flexibilidade, interconectividade, redes abertas e universidade dinâmica concorrem para um mesmo ponto de fuga quando a estrutura vigente de ensino é comparada aos efeitos gerados pela globalização.

Como proposta alternativa de revisão da estrutura de ensino superior, discutiremos alguns pontos apresentados no relatório produzido pelo Congresso de Locarno, com vistas na reflexão sobre a “escola do futuro”. A tese central desse relatório está apoiada na necessidade de mudança na concepção da estrutura de disciplinas do ensino. Da forma como estão montadas, as universidades caminham para uma especialização ad infinitum do saber, que, em última instância, conduzirá para um conhecimento que não conseguirá se comunicar fora das raias delimitadas das disciplinas individuais.

A partir daí, surge o conceito de transdisciplinaridade, que procura dar conta dessa aporia do conhecimento institucional. Como exemplo de iniciativa brasileira nesta direção, citarei o projeto de pesquisa da Escola do Futuro promovida pela Universidade de São Paulo.

Por fim, discutirei algumas deficiências da estrutura curricular do curso de Administração de Empresas da FEA/USP, no que diz respeito à necessidade de bem formar o administrador, tendo em vista uma sólida visão holística da realidade. A análise da estrutura curricular do curso de Administração de Empresas da FEA/USP foi baseada nos resultados de duas pesquisas realizadas, uma delas por VASCONCELLOS e MATTAR (1998) e a outra por MARTINS e DELATORRE (1999), que subsidiaram minhas reflexões.

Authors: RENÊ BIROCHI
Mestrando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Email: [email protected]
File: Download
Volume:
Número: