Estamos na Era Digital, era esta marcada pela revolução tecnológica que está mudando, em alta velocidade, as formas de pensamento, costumes e hábitos.
Paralelamente a essa mudança, as previsões de crescimento para o comércio eletrônico mostram valores cada vez maiores. Analistas do mundo inteiro projetam um acelerado crescimento do e-commerce nos próximos anos. As expectativas para o Brasil são mais otimistas ainda: acredita-se que o comércio eletrônico crescerá aqui mais que em outros países. Além disso, os processos de negociação entre empresas e consumidores têm mudado radicalmente. Nunca antes os consumidores foram tão bem informados e exigentes.
Dessa forma, conhecer melhor o cliente há muito deixou de ser uma exigência; hoje, é um pré-requisito. Mais do que atender aos desejos e necessidades do consumidor, as empresas devem superar as expectativas deste.
Visando contribuir para a formação do conhecimento a respeito do consumidor virtual, foi realizada entre os meses de novembro de 1999 a janeiro de 2000 uma pesquisa com usuários da Internet, objetivando principalmente identificar seu comportamento de compra no comércio eletrônico entre empresas e clientes.
O resultado mostra que, apesar de a segurança ser o item que mais preocupa a maioria dos respondentes, aqueles que realizaram compras pela Internet estão, em geral, satisfeitos com o que tem sido oferecido.
Authors: | Ana Catarina Lima Silva Mestranda em Administração - Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - CEPEAD/Faculdade de Ciências Econômicas - FACE/Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Elis Regina de Paula Especialista em Marketing - CEPEAD/ FACE/ UFMG Marcelo Amaral Moraes Mestrando em Administração - Departamento de Administração - CAD/CEPEAD/ FACE/ UFMG Carlos Alberto Gonçalves Doutor - CAD/ CEPEAD/ FACE/ UFMG Doutor em Administração pela USP. Atual Coordenador do CEPEAD. |
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