Este trabalho visa a estabelecer as relações que ocorrem entre a implantação de programas de qualidade total nas empresas, e o papel estratégico da área de recursos humanos, no sentido de dar suporte a tais programas e a motivações para a sua implantação.
Foi escolhido, para objeto deste estudo de caso, a empresa Vidraria Santa Marina, que passa por um processo inicial de um programa de Qualidade Total.
Será apresentada no texto, uma revisão bibliográfica acerca das relações entre Competitividade, Qualidade Total e o papel estratégico da área de Recursos Humanos, como catalisador e facilitador do processo de mudança, buscando mostrar as novas tendências desta área dentro da empresa.
É, particularmente, interessante observar que o início de tal processo deu-se a partir de uma mudança ambientar, que foi a abertura econômica, iniciada em 1990. A empresa, a partir de então, teve que se defrontar com um grau de competitividade muito mais acentuado, gerando, com isso, uma necessidade de completa reformulação e posicionamento filosófico da empresa, frente ao mercado e internamente, buscando maior eficácia em todas as áreas internas e suas relações com os elos verticais (fornecedores e clientes), que formam as cadeias produtivas, nos diversos setores de atuação da empresa.
Pages: | 1-7 |
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Authors: | Claudio Antonio Pinheiro Machado Filho Mestrando do Curso de Pós-Graduação |
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