Home
Artigo
ANÁLISE DE DIRECIONADORES DE VALOR DOS PREÇOS DAS AÇÕES UTILIZANDO O FINITE HORIZON EXPECTED RETURN MODEL (FHERM) MODIFICADO E SUA RELAÇÃO COM A ESTRATÉGIA COMPETITIVA DA EMPRESA: UM ESTUDO DE CASO

ANÁLISE DE DIRECIONADORES DE VALOR DOS PREÇOS DAS AÇÕES UTILIZANDO O FINITE HORIZON EXPECTED RETURN MODEL (FHERM) MODIFICADO E SUA RELAÇÃO COM A ESTRATÉGIA COMPETITIVA DA EMPRESA: UM ESTUDO DE CASO

O presente trabalho mostra como o Finite Horizon Expected Return Model de GORDON e GORDON (1997), modificado por DANIELSON (1998), pode ser utilizado como um modelo de avaliação de ações a partir da análise de diversos direcionadores de valor (value drivers), proporcionando um entendimento amplo das expectativas criadas pelo índice P/E (Preço/Lucros Normalizados) das empresas.

Também procura levantar a questão de como pode ser feita uma conexão entre o processo de avaliação de uma empresa e sua estratégia competitiva. As quatro variáveis que direcionam o valor de uma ação e que são estudadas no presente trabalho são:

• A taxa de desconto ajustada pelo risco (k);

• A taxa de reinvestimento (Índice de retenção);

• O retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE);

• A extensão do período de tempo na qual a empresa possuirá vantagem competitiva (t, onde ROE > r).

Um estudo de caso com três empresas do setor de telefonia é apresentado como forma de aplicação prática do modelo. A análise em profundidade dos preços das ações pode, em conjunto com o conhecimento da estrutura competitiva do setor em questão, levar a uma constatação de sub ou superavaliação do preço das ações estudadas.

Authors: Almir Ferreira de Sousa
Professor Doutor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Coordenador da Área de Finanças e do Curso de Especialização Capacitação Gerencial do Programa de Educação Continuada para Executivos.
E-mail: [email protected]

Alexandre Di Miceli da Silveira
Mestrando do Curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
E-mail: [email protected]

Lucas Ayres Barros
Mestrando do Curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
E-mail: [email protected]
File: Download
Volume:
Número: