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A ABERTURA DO COMÉRCIO AOS DOMINGOS E O CRESCIMENTO DAS VENDAS

A ABERTURA DO COMÉRCIO AOS DOMINGOS E O CRESCIMENTO DAS VENDAS

Abrir ou não o comércio ao público consumidor aos domingos é uma questão que interessa a vários segmentos da sociedade brasileira. O assunto interessa, evidentemente, aos proprietários de estabelecimentos comerciais, principalmente se essa abertura vier a significar melhora do resultado financeiro. A abertura do comércio aos domingos afeta também, é claro, os comerciários, que teriam diminuído seu período de descanso. Mas essa diminuição do descanso poderia ser compensada por um aumento da remuneração, entre outras compensações.

Evidentemente, o problema não tem apenas dimensões econômicas. Há também sérias implicações culturais e políticas. Em nossa sociedade, existe bem firmada a ideia de que o domingo deve ser o dia destinado ao lazer e ao descanso. Em parte, isso deve levar uma porção razoável da população a rejeitar a ideia de abrir todo o comércio aos domingos. Mas não se pode esquecer que parte do comércio já abre regularmente aos domingos, como padarias, farmácias, postos de gasolina e, mais recentemente, as lojas de conveniência. Do lado das implicações políticas, tem que se considerar que os diferentes órgãos legislativos do país serão chamados a se manifestar sobre o assunto. Para tal, é importante que eles conheçam a opinião daqueles que representam. Outro aspecto político importante é proveniente do fato de que os municípios que adotarem tal prática da abertura aos domingos deverão atrair compradores daqueles que não o fizerem. Isto certamente terá implicações sobre a receita municipal, podendo também gerar um fluxo de turismo para compras.

Por essas razões, o PROVAR – Programa de Administração de Varejo da FIA-USP, em parceria com a empresa de consultoria Gouvêa de Souza, conduziu em 1994 uma extensa pesquisa visando estabelecer bases concretas para a discussão do problema. O presente artigo tem por propósito explorar apenas duas das dimensões que a pesquisa possibilitou. O primeiro aspecto a ser explorado é a identificação das variáveis que condicionam a opinião dos consumidores relativamente à questão do funcionamento do comércio aos domingos.

Além disso, objetiva-se, com os dados coletados na pesquisa, estimar o crescimento das vendas caso o comércio estivesse aberto aos domingos. A questão fundamental, nesse último aspecto, é verificar se existem evidências que possam suportar a ideia de que o funcionamento das lojas neste dia da semana acarretaria uma expansão das vendas ou apenas a sua redistribuição.

O artigo encontra-se estruturado em partes. Na primeira, é apresentada uma síntese da pesquisa. A segunda destina-se à avaliação do crescimento das vendas. A terceira identifica os produtos que teriam a demanda mais estimulada com a abertura do comércio aos domingos. Finalmente, na quarta e última, são colocadas as principais conclusões.

Pages: 77-81
Authors: João Paulo Lara de Siqueira
Roseli Luiz da Silva
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