Este artigo é produto de uma pesquisa realizada para analisar a motivação dos funcionários do posto efetivo do Banco do Brasil nas agências da cidade de Natal/RN, à luz da Teoria das Expectativas de Victor Vroom, tendo como pano de fundo o Programa de Desligamento Voluntário (PDV).
A pesquisa demonstrou, de acordo com as dimensões da Teoria das Expectativas, que os resultados do trabalho mais esperados pelos funcionários estão relacionados à Justiça no Trabalho, Exigências Sociais, Sobrevivência Pessoal e Familiar, e Realização Pessoal e Familiar. Também indicou que esses são os resultados mais valorizados; no entanto, apesar de muito esperados e valorizados, apresentam baixa instrumentalidade.
Por outro lado, os resultados menos esperados, pouco valorizados e com menor instrumentalidade são os relacionados a Esforço Corporal e Desumanização.
Além disso, a pesquisa mostrou que a Força Motivacional desses funcionários está mais fortemente direcionada para os resultados ligados à Justiça no Trabalho, Exigências Sociais, Realização Pessoal e Familiar e Sobrevivência Pessoal e Familiar, enquanto é menor para aqueles relacionados a Esforço Corporal e Desumanização.
Por fim, demonstrou ainda que a Força Motivacional Geral dos funcionários é baixa, estando diretamente relacionada a aspectos organizacionais.
Authors: | Antônio Alves Filho Professor Mestre da Faculdade de Administração da Universidade Potiguar (UnP) e da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN). Membro do Grupo de Estudos Saúde Mental e Trabalho - GEST do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Maria Arlete Duarte de Araújo Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
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