Home
Artigo
SANTA MARINA: COMPETITIVIDADE, QUALIDADE TOTAL E RECURSOS HUMANOS

SANTA MARINA: COMPETITIVIDADE, QUALIDADE TOTAL E RECURSOS HUMANOS

Este trabalho visa a estabelecer as relações que ocorrem entre a implantação de programas de qualidade total nas empresas, e o papel estratégico da área de recursos humanos, no sentido de dar suporte a tais programas e a motivações para a sua implantação.

Foi escolhido, para objeto deste estudo de caso, a empresa Vidraria Santa Marina, que passa por um processo inicial de um programa de Qualidade Total.

Será apresentada no texto, uma revisão bibliográfica acerca das relações entre Competitividade, Qualidade Total e o papel estratégico da área de Recursos Humanos, como catalisador e facilitador do processo de mudança, buscando mostrar as novas tendências desta área dentro da empresa.

É, particularmente, interessante observar que o início de tal processo deu-se a partir de uma mudança ambientar, que foi a abertura econômica, iniciada em 1990. A empresa, a partir de então, teve que se defrontar com um grau de competitividade muito mais acentuado, gerando, com isso, uma necessidade de completa reformulação e posicionamento filosófico da empresa, frente ao mercado e internamente, buscando maior eficácia em todas as áreas internas e suas relações com os elos verticais (fornecedores e clientes), que formam as cadeias produtivas, nos diversos setores de atuação da empresa.

Pages: 1-7
Authors: Claudio Antonio Pinheiro Machado Filho
Mestrando do Curso de Pós-Graduação
File: Download
Volume:
Issue: