O conceito de cidadania organizacional tem atraído a atenção dos estudiosos devido à relevância que lhe é atribuída na obtenção da efetividade organizacional. Partindo da idéia de que o trabalhador, sob certas circunstâncias, manifesta determinados comportamentos que auxiliam a organização, assim como outros tantos com que pode sonegar sua colaboração, procuramos fazer uma revisão da escassa literatura disponível sobre o assunto.
Nossa busca se sustenta na hipótese de que se a troca econômica entre organização/empregado não for percebida como justa, não haverá a emissão de atos de colaboração com a organização (cidadania organizacional). Assim sendo, calcados nos trabalhos a que tivemos acesso, procuramos identificar possíveis evidências na hipótese sem, contudo, efetuarmos quaisquer pesquisas de campo.
Os resultados obtidos mostram uma relação com os antecedentes de cidadania organizacional, revelando que a percepção sobre as relações de troca que o empregado mantém com a organização que o emprega é a base informacional das atitudes perante o trabalho e a organização.
Realizando este trabalho, acreditamos estar contribuindo com os administradores em geral, já que ao sintetizarmos algumas idéias, deixamos clara sua participação na manutenção de um clima organizacional forte.
Authors: | Fernando Palazolli Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de São Paulo. Ex-funcionário do Banco do Brasil S.A. Professor de disciplinas na área de Finanças – UMESP, FIAP, ESAN-SBC. |
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