Home
Artigo
O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES ESTRATÉGICAS: ENTRE A INTUIÇÃO E A RACIONALIDADE

O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES ESTRATÉGICAS: ENTRE A INTUIÇÃO E A RACIONALIDADE

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre alguns aspectos que influenciam o comportamento dos administradores no exercício do processo decisório das organizações em que atuam, demonstrando que suas decisões nem sempre seguem um processo racional descrito na literatura organizacional, mas respaldam-se, muitas vezes, em formas intuitivas e criativas de decisão, que dependem muito mais do seu talento e da sua percepção sobre as ameaças e oportunidades do ambiente organizacional interno e externo do que propriamente de seu embasamento teórico.

Em face da atual complexidade do mundo empresarial, onde as decisões devem ser tomadas de forma rápida e eficaz, em meio a um ambiente instável e de mudanças aceleradas, o processo decisório vai além da racionalidade, conforme já abordado por SIMON (1989), assumindo configurações estratégicas que estão embasadas em aspectos racionais e intuitivos, ainda que ninguém tome decisões puramente intuitivas, ou somente racionais.

Considerando-se essas duas dimensões humanas do processo decisório, serão abordados no presente trabalho: o conhecimento e as habilidades requeridas aos executivos pelas organizações atuais; sua filosofia de gestão; a estrutura das decisões no contexto da organização; e modelos de tomada de decisões estratégicas.

Por fim, serão apresentadas as considerações finais, que buscam encontrar um elo entre a prática empresarial e a teoria organizacional a partir da dinâmica das decisões, onde razão e emoção se entrelaçam.

Authors: Antônia da Silva Solino
Doutora em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN. Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UFRN
E-mail: [email protected]

Walid Abbas El-Aouar
Mestrando em Administração de Empresas do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Empresário no setor de produção e comercialização de produtos hortifrutigranjeiros
E-mail: [email protected]
File: Download
Volume:
Número: