Este trabalho visou a estudar o processo de posicionamento estratégico nas empresas de serviços
turísticos, mais especificamente em agências de viagens.
Por meio de uma pesquisa qualitativa, procurou-se verificar a presença ou ausência do conceito e da
prática do processo de posicionamento estratégico e tentar descrever como esse processo está sendo
desenvolvido pelas agências de viagens.
A pesquisa propiciou interessantes depoimentos dos vários estratos amostrais, que indicaram estarem as agências de viagens ainda em estágio embrionário no desenvolvimento do processo de posicionamento de mercado.
Ainda com base nos resultados obtidos, algumas recomendações estratégicas foram feitas como
contribuição para um melhor desempenho das empresas focalizadas.
Keywords: | marketing turístico, marketing estratégico, posicionamento de mercado, segmentação de mercado |
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Pages: | 63-79 |
Authors: | Fanny Mori Niño Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo; Professora Auxiliar do Curso de Graduação em Administração da FECAP. E-mail: [email protected] Maria Aparecida Gouvêa Professora Livre-Docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. E-mail: [email protected] |
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