O tema marketing e sua relação com questões sociais tem recebido substancial atenção desde a última década. Apesar disso, poucas pesquisas têm procurado investigar se a adoção de práticas consideradas socialmente responsáveis pode ser utilizada como um instrumento de marketing pelas empresas. Sendo
assim, um estudo envolvendo 208 empresas do setor varejista foi realizado com o propósito de investigar em que grau a adoção de práticas de cidadania corporativa impacta o comportamento de clientes e funcionários das organizações. A pesquisa é baseada em estudos de MAIGNAN e FERRELL (2001a) e se utiliza do modelo de Archie Carroll para a performance social corporativa em suas quatro dimensões (econômica, legal, ética e filantrópica). Para atingir os objetivos propostos foi utilizada a análise do coeficiente de Pearson. Os resultados indicam que a adoção de práticas de cidadania corporativa impacta fracamente a lealdade dos clientes e mais fortemente o comprometimento dos funcionários.
Keywords: | marketing societal, cidadania corporativa, lealdade dos clientes, comprometimento dos funcionários. |
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Pages: | 29-43 |
Authors: | Marcelo de Rezende Pinto Mestre em Administração pelo CEPEAD/ UFMG E-mail: [email protected] José Edson Lara Ph. D. em Administração pela Universidad Autónoma de Barcelona, Professor Adjunto da FACE/UFMG, Professor do CEPEAD/UFMG E-mail: [email protected] |
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