O presente artigo propõe uma discussão acerca da redefinição do papel do Estado em face do cenário da globalização, bem como da relação deste fato com a proliferação das Organizações Não-Governamentais – ONGs. Para tanto, são apresentadas ideias de autores que tratam de questões relacionadas ao Estado e à sociedade, ao surgimento do mercado e à sua integração aos outros dois agentes.
Daí, surgem considerações sobre a lógica atual difundida no contexto da globalização das relações mundiais, segundo a qual deve haver uma intervenção cada vez menor do Estado nas questões sociais, o que leva à reorganização da sociedade civil para suprir esta deficiência.
Tal aspecto parece contribuir para a proliferação das ONGs e organizações sem fins lucrativos, que atuam como um dos elos de ligação entre Estado, sociedade e mercado, cuja inter-relação passa a ser estabelecida sob novas formas. Visualiza-se, então, uma dupla iniciativa na busca por atender a necessidades coletivas. Por parte do Estado, através dos processos de publicização, entre outros mecanismos indiretos; e por intermédio da sociedade civil, que tem-se organizado no sentido de defender direitos e de buscar o atendimento às necessidades públicas.
Diante desta perspectiva, conclui-se que as ONGs passam a assumir papel relevante, no sentido de atender às necessidades sociais coletivas. Entretanto, estas entidades não devem ser encaradas como a única via possível para esta finalidade, mas como uma alternativa, já que parece impossível pensar em total isenção do Estado no que se refere às questões sociais.
Authors: | Elisângela Cabral de Meireles Mestre em Administração na área de Gestão e Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Especialista em Comércio Exterior e Globalização pela UFRN e em Economia Regional e Globalização pela UFRN/UNICAMP. E-mail: [email protected] Walid Abbas El-Aouar Mestrando em Administração pelo PPGA da UFRN. Empresário no setor de produção e comercialização de produtos hortifrutigranjeiros. E-mail: [email protected] |
---|---|
File: | Download |
Volume: | |
Número: |