Home
Artigo
MARKETPLACES DE CARGAS NA OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS RODOVIÁRIOS DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO

MARKETPLACES DE CARGAS NA OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS RODOVIÁRIOS DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO

No Brasil, onde a matriz de transporte é desbalanceada em favor do modal rodoviário, no qual há ociosidade de recursos de transporte, uma ferramenta de otimização de recursos e integração dos modais representa grande potencial de melhoria da eficiência e redução de custos. Este trabalho aborda o uso de um ambiente de negócios baseado na internet — um marketplace — como ferramenta para a otimização dos recursos de transporte. Existe grande potencialidade em um marketplace de cargas, tanto para grandes como para pequenas empresas, mas as dificuldades são hoje igualmente relevantes. Este trabalho apresenta oportunidades e dificuldades, analisadas em 18 meses de operação do sistema BR express.

Authors: Antonio Fabrizio Lima Passari
Engenheiro mecatrônico pela USP – São Carlos, Mestrando pela FEA – USP, Empresário da área de tecnologia e Consultor para integração de sistemas e logística empresarial. Autor de diversos trabalhos na área de infra-estrutura de tecnologia e uso da internet no desenvolvimento de produtos e gerenciamento da cadeia de abastecimento.
E-mail: [email protected]
File: Download
Volume:
Número: