Este artigo aborda o tema Mudanças Sociais. Seu objetivo é a apresentação das estratégias existentes para provocá-las, dentre elas, o marketing social, uma adaptação do marketing convencional, visando o planejamento, implementação, controle e avaliação das causas sociais, envolvendo quatro níveis de mudanças possíveis: o cognitivo, o da ação, o comportamental e o de valores.
A partir desses conceitos teóricos é feita uma aplicação para programas de privatização, focando-o no setor elétrico brasileiro. Foi possível concluir que o conjunto dos elementos avaliados, relacionados com mudanças sociais e marketing social, utilizados como ferramentas facilitadoras do processo de mudanças, são passíveis de uma alta adequação em programas desse tipo, visto que são considerados como um sistema e, como tal, exigindo análises e planejamentos em todas as dimensões envolvidas.
Authors: | Silvio Popadiuk Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade São Paulo. Professor com dedicação integral no Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. E-mail: [email protected] Reynaldo Cavalheiro Marcondes Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade São Paulo. Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultor da FIA/USP. E-mail: [email protected] |
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