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MARKETING SEM FINS LUCRATIVOS E O MARKETING DE IDÉIAS. O CASO DE UMA EMPRESA GOVERNAMENTAL

MARKETING SEM FINS LUCRATIVOS E O MARKETING DE IDÉIAS. O CASO DE UMA EMPRESA GOVERNAMENTAL

O pressuposto deste artigo é estabelecer uma categorização e especificação entre os aspectos sociais da comercialização (Marketing Social) e o Marketing de Ideias, demonstrando que o primeiro refere-se às técnicas de marketing aplicadas a causas sociais de forma geral, enquanto o segundo tem por proposição teórica básica apresentar causas sociais nas quais o produto a ser oferecido seja uma ideia social. Trata-se de um assunto pouco abordado na literatura, uma vez que os autores que estudam organizações sem fins lucrativos enfocam apenas a teoria do Marketing Social, sem estabelecer as devidas diferenciações. Para verificar a aplicação prática das teorias encontradas no levantamento bibliográfico, procurou-se relacionar essas teorias com as atividades de uma instituição, que, neste caso, é o Procel — Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, vinculado à Eletrobrás. A contribuição desse artigo está, portanto, na exploração das diferenças e inter-relações entre o Marketing Social e o Marketing de Ideias, ilustrando-as com a realidade de uma instituição governamental que desenvolve um programa inédito no Brasil. Inicia-se com o estabelecimento das diferenças entre o Marketing Ortodoxo (Marketing de Negócios), o Marketing Sociale o Marketing de Ideias. Em seguida, são apresentadas a instituição, suas características e as atividades desenvolvidas relacionadas ao Marketing de Ideias. Ao final, são feitas algumas considerações para reflexão e estudos futuros.

Pages: 37-50
Authors: Ana Akemi Ikeda
Marcos Cortez Campomar
Paulo Sérgio Miranda de Mendonça
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