Home
Artigo
MARKETING ESTRATÉGICO E A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE NEGÓCIOS

MARKETING ESTRATÉGICO E A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE NEGÓCIOS

O propósito principal deste artigo é proporcionar uma revisão da literatura pertinente à criação de novos negócios do ponto de vista do marketing estratégico. Inicialmente, são abordadas questões como identificação de oportunidades versus competências centrais, visando a descobrir o melhor equilíbrio entre as duas variáveis, caso exista alguma relação. Outros importantes aspectos no desenvolvimento de novos negócios são discutidos como posicionamento, estratégias de desempenho e crescimento, arquitetura organizacional e novos modelos de marketing de relacionamento. Enfatiza-se, ainda, o paradoxo que uma melhor estrutura organizacional melhor poderia resultar da falta de qualquer estrutura. O texto explora também a nova tendência no marketing de relacionamento, segundo a qual uma forma de fazer negócio, menos agressiva e mais elegante, poderia substituir o velho modelo contratual frio e racional, no limiar do próximo século.

Authors: Bento Alves da Costa Filho
Geraldo Luciano de Toledo
File: Download
Volume:
Issue: