Home
Artigo
LOGÍSTICA E TRANSPORTE AÉREO NA CADEIA DE FLORES DE CORTE: UM ESTUDO DE CASO HOLANDÊS

LOGÍSTICA E TRANSPORTE AÉREO NA CADEIA DE FLORES DE CORTE: UM ESTUDO DE CASO HOLANDÊS

A Holanda, além de líder no mercado mundial de flores, é considerada uma grande operadora logística no setor. Flores de diversas partes do mundo são enviadas para o país, comercializadas em leilões por
atacadistas, para então serem exportadas. Os mercados consumidores estão cada vez mais exigentes e
competitivos, ocasionando uma necessidade de mudança no desempenho das cadeias de suprimentos. Neste trabalho são descritos e analisados a logística e o transporte aéreo na cadeia de exportação de flores de corte da Holanda, a partir da avaliação de indicadores de desempenho de uma empresa exportadora selecionada. A Zurel, visitada na Holanda, foi analisada com base na influência que os cinco aspectos da configuração de sua cadeia de suprimentos exercem sobre seu desempenho: desenho da rede; caracterização dos produtos e desenho da infra-estrutura; ponto de desdobramento do pedido; hierarquia nos níveis de decisão; sistema informacional. Verificou-se que a dependência da Zurel em relação ao serviço prestado pelas companhias aéreas tem grande influência nos indicadores de desempenho. A exportadora também pode ser considerada uma exceção por empregar tecnologia da informação.

Keywords: flores de corte, logística, cadeia de suprimentos.
Pages: 45-60
Authors: Camila Dias de Sá Recebido em: 26/02/2003
Engenheira Agrônoma pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Analista de planejamento da empresa Floranet (Comercialização de Flores). Estágio Profissionalizante na Universidade de Wageningen, Holanda.
E-mail: [email protected]

Danny Pimentel Claro
Pesquisador e consultor do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial - FIA/USP, pós-doutorando na FEA/USP e pesquisador colaborador da Universidade de Wageningen e do Instituto de Pesquisa em Administração e Economia Agrícola (LEI), Holanda.
E-mail: [email protected]

José Vicente Caixeta Filho
Professor Associado do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP).
E-mail: [email protected]
File: Download
Volume:
Número: