Home
Artigo
INFORMAÇÃO NOS TÍTULOS E RESUMOS DA ÁREA DE ESTRATÉGIA NOS CONGRESSOS CLADEA E ENANPAD EM 2002: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

INFORMAÇÃO NOS TÍTULOS E RESUMOS DA ÁREA DE ESTRATÉGIA NOS CONGRESSOS CLADEA E ENANPAD EM 2002: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

O título e o resumo fornecem informações sobre o conteúdo de um trabalho, auxiliando o leitor a decidir se deve ler o trabalho todo. O resumo, além de atrair a atenção do leitor, deve ter caráter informativo, apresentando o tema, o objetivo, o método e os resultados. Este artigo tem como objetivo analisar as informações fornecidas pelos títulos e resumos dos artigos apresentados na área temática de Estratégia nos congressos Cladea e Enanpad em 2022. O método adotado foi o exploratório, de acordo com o objetivo proposto para a pesquisa. Como principais resultados, pode-se observar que o tamanho dos títulos está, em média, acima do recomendado pela literatura, e que o seu conteúdo foca o tema, raramente apresentando o tipo de abordagem. Em relação aos resumos, verificou-se que o número médio de palavras é inferior ao limite recomendado, existindo uma diferença significativa entre as médias obtidas para cada um dos congressos. O conteúdo dos resumos apresentou a mesma tendência nos dois congressos: 94% apresentam o objetivo do trabalho, 58,4% o tema, 55,0% os resultados e 39,6% o método de pesquisa adotado. Os resumos precisam ser tratados com mais atenção pelos redatores, para facilitar a revisão da literatura pelos pesquisadores.

Keywords: informação, título, resumo, estratégia
Pages: 81-95
Authors: Mírian Oliveira
Doutora em Administração, Professora do Mestrado em Administração e Negócios da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MAN/FACE/PUCRS), Pesquisadora do CNPq.
E-mail: [email protected]

Rodrigo Polydoro Oliva
Mestrando em Administração e Negócios da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MAN/FACE/PUCRS), Professor da FACE/PUCRS, Sócio da E-TRUST.
E-mail: [email protected]
File: Download
Volume:
Número: