Home
Artigo
ESTIMATIVA DO VALOR ECONÔMICO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL FECHADO (SEM COMPARÁVEIS DE CAPITAL ABERTO) UTILIZANDO-SE O MÉTODO DO FLUXO DE CAIXA DESCONTADO

ESTIMATIVA DO VALOR ECONÔMICO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL FECHADO (SEM COMPARÁVEIS DE CAPITAL ABERTO) UTILIZANDO-SE O MÉTODO DO FLUXO DE CAIXA DESCONTADO

A avaliação de uma empresa pelo método do Fluxo de Caixa Descontado é um processo conhecido e utilizado por acadêmicos e profissionais do mercado. Entretanto, o modelo impõe condições que são satisfatoriamente atendidas quando da estimativa de valor de uma empresa de capital aberto com ações negociadas em bolsa e amplo número de informações disponíveis. Quando da avaliação de uma empresa de capital fechado (e sem empresas de capital aberto comparáveis), contudo, o processo pode apresentar desafios adicionais, dentre os quais o principal é a estimativa do custo médio ponderado de capital.

Este estudo trata desse último tipo de avaliação. São apresentados os tópicos fundamentais relativos ao modelo de avaliação de empresas por fluxo de caixa descontado – como as definições dos fluxos de caixa e taxas de desconto adequados –, a definição e cálculo do valor da empresa em perpetuidade, e a determinação do horizonte do crescimento com geração de valor. O cálculo do custo médio ponderado de capital é baseado no trabalho do Professor Aswath Damodaran, onde dados referentes a taxas e betas de mercados maduros são somados a adequações matemáticas ao chamado “Risco-Brasil”. Por fim, é apresentada uma sistemática de avaliação a ser utilizada no cálculo do valor econômico de uma empresa de capital fechado e sem comparáveis de capital aberto.

Keywords: Fluxo de Caixa Descontado, taxas de desconto, avaliação de empresas
Pages: 23-35
Authors: Tarcísio Tomazoni
Doutorando em Engenharia de Produção pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Administração pela ESAG/UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor e coordenador do curso de Admimistração do IFES - Instituto Fayal de Ensino Superior.
E-mail: [email protected]

Emílio Araújo Menezes
Professor Adjunto da UFSC. Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV – Fundação Getúlio Vargas. Atua no programa de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção nas áreas de Finanças Corporativas e Gestão Empresarial desde 1988.
E-mail: [email protected]
File: Download
Volume:
Número: