Este trabalho tem por objetivo propor uma discussão a propósito dos efeitos do fenômeno da globalização, principalmente no que se refere aos impactos nas estruturas sociais, que implicam mudanças e conduzem a um novo quadro social que então se delineia. Para tanto, abordam-se as origens do conceito de globalização e suas perspectivas, bem como as suas implicações nas estruturas políticas, econômicas, culturais e sociais. Isso porque se observa a dinamização das atividades da sociedade contemporânea à medida que novas estruturas organizacionais surgem e novas formas de interação entre o Estado e a sociedade se reconfiguram.
Busca-se, ainda, sugerir que a globalização é muito mais excludente do que social, uma vez que favorece as classes e ideologias dominantes, ou seja, aquelas que detêm o poder, o capital, e ignora a maioria da população, que tem reduzida a sua participação nesse processo. Assim, verifica-se, com o advento da globalização, um aumento das desigualdades sociais.
A partir desse contexto, busca-se argumentar que a participação social efetiva, a fim de que se possa usufruir igualmente da ampliação de oportunidades sugerida por esta nova ordem social, somente pode vir a se concretizar pela via da educação, considerada como fator preponderante na formação e conscientização política, capaz de reduzir as desigualdades sociais e de criar condições mais favoráveis ao desenvolvimento pessoal e organizacional.
Authors: | Marcos Paulo da Silva Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. E-mail: [email protected] Walid Abbas El-Aouar Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Empresário no setor de produção e comercialização de produtos hortifrutigranjeiros. E-mail: [email protected] |
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