Home
Artigo
DIFICULDADES PARA A REALIZAÇÃO DA SUCESSÃO: UM ESTUDO EM EMPRESAS FAMILIARES DE PEQUENO PORTE

DIFICULDADES PARA A REALIZAÇÃO DA SUCESSÃO: UM ESTUDO EM EMPRESAS FAMILIARES DE PEQUENO PORTE

Este artigo trata do tema empresas familiares e seus programas de sucessão. Seu objetivo básico é a investigação das dificuldades de realização da sucessão. As empresas familiares, em especial as de pequeno porte, ocupam um lugar de destaque no contexto mundial dos negócios, o que pode ser explicado, em princípio, por sua elevada participação nesse universo de empresas.

As principais dificuldades na gestão empresarial desse tipo de organização referem-se à perpetuação desta e envolvem problemas como a realização da transferência de poder de uma geração para outra, os obstáculos para o desenvolvimento do processo de profissionalização e os conflitos entre os familiares.

Foi efetuado um levantamento por meio de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas pessoais orientadas por um instrumento estruturado. Os respondentes eram participantes de empresas familiares na qualidade de sucessores e fundadores.

Concluiu-se o artigo com a apresentação das dificuldades relacionadas à sucessão, destacando-se a falta de planejamento do processo, a incompatibilidade da visão dos sucessores com a dos fundadores em relação à estratégia da empresa, e a centralização do poder pelo fundador.

Authors: Adelino de Bortoli Neto
Professor Doutor da área de Administração Geral da FEA/USP e coordenador de projetos da FIA.

Armando Lourenzo Moreira Jr.
Mestre em Administração de Empresas pela FEA/USP. Professor da Universidade Anhembi-Morumbi e da FIA/FEA/USP e consultor na área de Sucessão Empresarial e Profissionalização para Empresas Familiares.
File: Download
Volume:
Número: