CAPA

Nesta edição foram reunidos alguns interessantes temas do campo da Administração, nas áreas de administração rural e agroindustrial, finanças, marketing e política de negócios.

A relevância da questão de como elevar os padrões de qualidade do desempenho das cadeias de suprimentos foi abordada no artigo de Sá, Claro e Caixeta Filho, especificamente da cadeia de suprimentos de flores da Holanda. Para um melhor entendimento do processo, usou-se um modelo teórico de indicadores de desempenho que foram aplicados a uma empresa exportadora de flores de corte selecionada e revelaram interessantes influências de determinados fatores sobre o desempenho da empresa focalizada.

O sistema cooperativista no Brasil é objeto de estudo do artigo de Machado Filho, Marino e Conejero. Por haver peculiaridades no processo de gestão estratégica, são realçadas as suas principais características em termos de gestão de cooperativas, à luz da teoria de planejamento estratégico.

No contexto de finanças, os autores Coutinho e Amaral apresentam os principais instrumentos que favorecem as exportações no Brasil, no que tange a condições específicas de crédito, com destaque para os aspectos regulamentares e financeiros. Alguns parâmetros utilizados nos procedimentos de financiamento são focalizados e comparados, bem como algumas características peculiares de tais mecanismos. São também propostas algumas estratégias para ampliação do volume de recursos disponíveis e da pulverização das operações.

Santos aborda em seu ensaio a reconstituição histórica do conceito de macromarketing com ênfase nos seus principais fundamentos e na sua importância para o desenvolvimento da teoria de marketing, além de apresentar conjecturas sobre as perspectivas futuras de fortalecimento de sua base conceitual.

A crescente valorização da prática de ações socialmente responsáveis ensejou o estudo realizado por Rezende Pinto e Lara. Esses autores desenvolveram um procedimento para aferir o nível de influência dessas medidas sobre a lealdade do consumidor e o comprometimento dos funcionários das organizações com responsabilidade social. A relevância deste trabalho evidencia-se não só pelos interessantes resultados obtidos em uma pesquisa com 208 empresas varejistas, como também pela escolha de um tema da maior importância nos dias de hoje.

Machado Filho e Zylbersztajn apresentam um ensaio no qual as questões de responsabilidade social e reputação das organizações sob a ótica da Nova Economia Institucional são abordadas. Aspectos ligados à reputação, lealdade do consumidor e conhecimento tecnológico, dentre outros, são apresentados como a base de diferenciação de empresas de muitos setores para obtenção de vantagens competitivas.

O autor Domingues faz uma abordagem de aspectos teóricos e práticos de modelos de comportamento de gestores de compras em mercados organizacionais. A teoria da gestão de compras é relacionada à prática de uma empresa varejista, por meio do método do estudo de caso da COOP – Cooperativa de Consumo. A partir do estudo dessa organização e usando-se como referência os modelos disponíveis na literatura, é construído um modelo de comportamento do gestor de compras específico para o setor de supermercados.

Nossos agradecimentos a todos pelo apoio na realização desta edição.

Authors: Maria Aparecida Gouvêa
File: Download
Volume:
Número: