Estamos encaminhando a segunda edição do Caderno de Pesquisas em Administração de 2003, esperando que os artigos selecionados proporcionem uma leitura interessante e complementar dos seus conhecimentos.
Fazem parte desta edição textos de Administração Geral e Pública, Finanças, Marketing e Gestão Ambiental.
Uma síntese dos artigos, que é feita a seguir, proporcionará um entendimento do conteúdo dos trabalhos publicados neste número.
Na área de Administração Geral, destaca-se o artigo de Donadone, que salienta a evolução das empresas de consultoria organizacional, enfocando o mercado de consultoria internacional. Os anos noventa são destacados neste estudo por apresentarem maior relevância para as consultorias, em razão das taxas de crescimento nas suas receitas, do porte das empresas e da exposição na mídia. Os processos de reengenharia também contribuíram para uma intensificação da dinâmica das atividades de consultoria nesse período. Neste estudo também são analisadas as características e as relações das consultorias com as demais organizações.
No contexto da Administração Pública, Luchini, Souza e Loureiro Pinto apresentam um ensaio cuja questão central é a identificação dos principais aportes e limites da perspectiva de redes de políticas públicas. Para uma gestão integrada da água no Brasil, é preciso superar alguns desafios correspondentes à ampliação e mudança da base institucional de decisão, à integração das entidades de recursos hídricos, à sensibilização e mobilização da sociedade, à viabilidade técnica e financeira dos sistemas de informações em recursos hídricos e à capacitação. A leitura deste ensaio proporciona uma reflexão sobre a complexidade dos problemas abarcados pelas políticas públicas.
A área de Finanças está contemplada com a apresentação de três trabalhos.
Gimenes e Famá destacam a importância que o risco país tem adquirido, sobretudo no caso de países emergentes. Este risco diz respeito à desconfiança de investidores quanto ao cumprimento de reembolso dos títulos de determinado governo e é um importante padrão mundial na precificação dos títulos de divisa dos países no exterior. Para medir a correlação entre o risco país e índices de bolsa da América Latina, utilizaram-se grandes amostras de sete países focalizados. A análise dos dados revelou os índices das bolsas mais afetadas pela elevação do risco país.
Outro artigo de Finanças foi elaborado por Camargos, Gomes e Barbosa, que, por meio de uma pesquisa referente ao período de fevereiro/1999 a dezembro/2001, focalizaram variáveis correspondentes ao preço de fechamento diário dos ADRs (American Depositary Receipts) de empresas brasileiras, negociados no mercado norte-americano, ao preço de fechamento diário das ações brasileiras, correspondentes aos ADRs, negociadas no mercado brasileiro e à taxa de câmbio diária. Utilizando-se de alguns testes estatísticos, foi possível constatar a existência de oportunidades de arbitragem nos processos de ADR, sobretudo em razão da assimetria informacional e da diferença de interpretação de informações relevantes entre os investidores brasileiros e norte-americanos que negociam com ADRs.
O terceiro artigo de Finanças, de autoria de Camargos e Barbosa, versa sobre a identificação dos fatores determinantes da ocorrência e sucesso da atividade das fusões e aquisições. Tais fatores possibilitaram a enunciação de algumas hipóteses, cujo teste baseou-se no uso de dados empíricos dos mercados de capitais. As hipóteses desenvolvidas abordaram os conceitos de maximização da riqueza dos acionistas, maximização da utilidade gerencial, ganhos operacionais, ganhos anormais ou hipótese da informação nova, eficiência de mercado, divisão dos ganhos e diversificação do risco. Este estudo proporciona um melhor entendimento da teoria das fusões e aquisições.
A área de Marketing está representada por um artigo elaborado por Matos e Veiga, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais. Mediante a realização de uma pesquisa causal, foi analisada a influência de dois tipos de notícia nas atitudes dos consumidores, considerando-se o produto celular. Foram formados três grupos, sendo dois experimentais e um de controle. Os grupos experimentais foram submetidos a estímulos referentes a notícias sobre a empresa e sobre o produto, sendo que, após esta etapa, foram medidas três variáveis dependentes: imagem da empresa, imagem do produto e intenções comportamentais. Por meio do emprego de técnicas estatísticas univariadas e multivariadas, foi possível aferir o processamento que o consumidor faz da publicidade negativa.
A área de Gestão Ambiental está representada pelo artigo de autoria de Farias e Fontes, que objetiva contribuir para a formulação de políticas públicas, para a redução do impacto ambiental gerado pelo descarte aleatório do lixo nos aglomerados urbanos e para o abrandamento dos problemas inerentes à gestão de resíduos sólidos no município de Aracaju. Além de serem levantados dados técnicos referentes à geração de resíduos sólidos e às fontes de recursos financeiros disponíveis para a área responsável por sua gestão, também foram avaliadas a percepção da comunidade quanto ao problema e a sua receptividade à proposta de implantação de um projeto piloto de coleta seletiva.
Boa leitura a todos!
Authors: | Maria Aparecida Gouvêa |
---|---|
File: | Download |
Volume: | |
Número: |