O presente trabalho tem como propósito examinar a importância relativa de três atributos na determinação da demanda de consumo de pratos prontos congelados: preço, variedade e gosto. O estudo tem como ponto de partida um levantamento de campo realizado em São Paulo – Capital, em 2000. Com base nesse banco de informações, montou-se um modelo que captasse a importância de cada um dos atributos mencionados. Verificou-se que o gosto e o sortimento são, nessa ordem, os aspectos mais relevantes. Por outro lado, a avaliação que os consumidores fazem dos preços não se revelou significativa. Atribuiu-se esse fato à própria composição do mercado dos produtos congelados. Uma parte significativa da demanda ainda ocorre entre as classes de maior poder aquisitivo, para as quais registra-se, de modo geral, uma menor elasticidade-preço da demanda. O artigo conclui, de modo mais abrangente, que ações na área de produção e marketing poderão produzir significativos impactos sobre o consumo de pratos prontos congelados.
Keywords: | Pratos congelados; Demanda; Preços; Produtos; Sortimento; Gostos. |
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Pages: | 43-50 |
Authors: | Claudio Felisoni de Angelo Professor Titular da FEA/USP. Presidente da Fundação Instituto de Administração (FIA) e Coordenador Geral do Programa de Administração de Varejo (PROVAR-FIA) E-mail: [email protected] João Paulo Lara de Siqueira Doutorando em Administração de Empresas pelo Programa de Pós-graduação em Administração da FEA/USP. Professor e Pesquisador Associado do PROVAR-FIA. E-mail: [email protected] Luiz Paulo Lopes Fávero Mestrando em Administração de Empresas pelo Programa de Pós-graduação em Administração da FEA/USP. Professor e Pesquisador Associado do PROVAR-FIA e Professor do MBA Varejo da FIA E-mail: [email protected] |
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