Este trabalho avalia a importância da divulgação do Balanço Social pelas empresas pertencentes ao segmento bancário, Balanço que reflete a sua atuação social. Para tanto, são considerados os conceitos teóricos que fundamentam o Balanced Scorecard, reconhecido como uma importante metodologia para se alcançar o contínuo melhoramento do desempenho e dos resultados de uma organização.
O foco principal é a utilização do Balanced Scorecard para a análise do desempenho de empresas pertencentes ao segmento bancário no campo social, ou seja, é ressaltada a importância da formulação de estratégias para alcance de melhorias neste campo de atuação. Tal desempenho será, portanto, analisado sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Para cada uma delas são propostos indicadores originários de um modelo de Balanço Social utilizado por empresas pertencentes a outros segmentos.
Authors: | Andresa Silva Neto Francischini Economista pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Campus de Ribeirão Preto (FEARP-USP), mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Auditora plena do Banco Itaú S.A. E-mail: [email protected] Zilmar José de Souza Economista e Mestre pela Universidade de São Paulo, doutorando em Engenharia de Produção pela UFSCar. Auditor-chefe do Banco Itaú S.A. E-mail: [email protected] |
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