Nos dias atuais a qualidade, como filosofia aplicável, é obrigatória nas organizações que buscam a sobrevivência e a competitividade. Para que isto aconteça efetivamente é preciso que as pessoas envolvam-se diretamente com a sua aplicabilidade.
Percebe-se porém, que a desmotivação e a falta de harmonia entre os setores de trabalho nas empresas geram participações deficientes e adoção de objetivos divergentes. Este estudo procurou fazer uma avaliação a respeito das expectativas dos superiores e subordinados em relação ao trabalho, em uma empresa do ramo gráfico, da cidade de Concórdia-SC, tendo por base uma pesquisa desenvolvida após a década de 40, na Indústria Americana, apresentada por Hersey e Blanchard (1986). Os resultados propiciaram a definição das necessidades prioritárias dos subordinados, oportunizando a atuação direta dos supervisores, no sentido de satisfazê-las, obtendo um ambiente de trabalho adequado e o direcionamento para a concretização de objetivos afins. Verificou-se também que houve algumas divergências que devem ser consideradas, porém a maioria dos setores demonstrou afinidades entre as expectativas dos superiores e subordinados. De modo geral, a organização revela grandes diferenças de resultados quando comparado com a pesquisa de 1948, fazendo-nos concluir que as mudanças impostas pela modernidade, alteração constante do comportamento humano e necessidade de visua-lização do futuro, foram bem administradas pela empresa, obtendo um bom ambiente de trabalho, harmonia comportamental e qualidade de produtos/serviços e de vida.
Authors: | Antônio Marcos Vivan Cláudio Rocha Miranda Cláudia Moro |
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