A empresa média industrial a que se refere este ensaio é aquela localizada no Brasil, que tem entre 100 e 500 funcionários e atua no mercado empresarial, isto é, tem como clientes outras empresas.
Os negócios entre empresas pela internet representam a grande maioria das transações comerciais efetuadas por meio da rede e crescem em grande velocidade. À medida que as grandes empresas começam a se organizar para explorar essa nova forma de realizar negócios, as empresas médias industriais (EMI) precisam adaptar-se também. Em razão de suas características específicas, as EMIs enfrentam desafios específicos. Está surgindo uma série de novas ameaças e oportunidades para as empresas. Persistem, porém, diversas dúvidas sobre a evolução do B2B (business to business na internet). Muitas mudanças estão ocorrendo e o mercado ainda não se consolidou.
De qualquer forma, uma vez que as grandes empresas começam a atuar na rede, as empresas médias industriais precisam decidir quando e de que forma o farão. O objetivo deste ensaio é caracterizar o novo ambiente de negócios das EMIs que está em formação sob a influência da internet, contribuindo para melhorar a qualidade dessa decisão.
Authors: | Fabrizio Giovannini Graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, MBA Executivo Internacional pela FIA-FEA-USP e Mestrando em Administração pela FEA/USP. Empresário, Gerente Geral de empresas médias industriais dos setores metal-mecânico, de tratamento térmico e de autopeças. E-mail: [email protected] |
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