A preocupação multidisciplinar de estudar e compreender a criatividade alcança a área das organizações por sua emergência no contexto atual do mundo empresarial. Nessa perspectiva, o presente estudo faz uma comparação entre vários autores que pensam a criatividade segundo uma perspectiva sociointeracionista do processo criativo, que relaciona o perfil das pessoas que criam com o papel do ambiente organizacional, dos líderes e dos projetos em ambientes de estímulo à criatividade.
Na sequência, apresenta autores que discutem a criatividade como apoio à gestão empresarial e aponta experiências clássicas de empresas que estimulam a criatividade e a inovação, na mesma relação de condições estruturada pelos autores, evidenciando a relevância da criatividade para as organizações. Do estudo comparativo emergem generalizações fortemente calcadas nos aspectos relacionais que envolvem a manifestação da criatividade, e questionamentos sobre as habilidades e competências gerenciais capazes de promover um ambiente de estímulo à criatividade e à inovação.
O estudo é limitado, principalmente, pela escassez de pesquisas científicas na área empresarial e contribui, de acordo com uma visão sistêmica, com sugestões de temáticas para novas pesquisas.
Authors: | Sonia Regina Hierro Parolin Mestre em Administração Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS E-mails: [email protected]; [email protected] |
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