O objetivo deste estudo é apresentar uma contribuição à integração das missões de Finanças e Marketing para a potencialização da Riqueza das Organizações.
A administração de empresas, por força das operações, muitas vezes separa as vertentes estratégicas de Finanças e Marketing, confundindo a orientação estratégica da Organização e levando assim a equívocos do tipo “Finanças só pensa em cortar custos” e “Marketing só pensa em gastar”, além de “Marketing é custo”. Para uma nova releitura dos processos, esta contribuição força a construção de uma nova visão da integração das atividades de Finanças e Marketing, pois o objeto desse processo é a Riqueza, que é administrada e maximizada por Finanças e produzida e sustentada pelo Marketing.
Neste tocante, a proposta é de que a Administração é uma ciência de integração das disciplinas. DRUCKER (2002) defendia esse processo, onde a administração é multidimensional. Integrar em função da Riqueza é o principal objetivo desse processo.
Os fundamentos deste trabalho são uma contribuição inicial para o desenvolvimento de novas pesquisas e ações relacionais com o Cliente em função da Riqueza gerada para o Caixa.
Keywords: | valor do cliente, caixa, lucratividade. |
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Pages: | 51-61 |
Authors: | Fabio Pereira Ribeiro Mestre em Administração de Empresas pela Unimonte. Especialista em Política Internacional, em Finanças, em Marketing e Inteligência Estratégica. Coordenador do curso de Administração da Unimonte. Diretor de Marketing da DOCS – Inteligência Fiscal. E-mail: [email protected] |
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