O objetivo deste trabalho é discutir analiticamente as diversas dimensões da atividade gerencial. Para tanto, foi pesquisado o caso de uma empresa do setor automobilístico situada em Minas Gerais. Não obstante a complexidade das temáticas, freqüentemente são encontradas, mesmo nos dias atuais, correntes que consideram o gestor apenas um decisor racional, perfeitamente alinhado com os desígnios organizacionais. Os dados, coletados por meio de entrevistadas semi-estruturadas com gestores das áreas comercial, de produção e de logística da empresa, revelam que a idéia de racionalidade se apresenta limitada em diversos aspectos, pois há cada vez maior clareza de que o trabalho em equipe – e o compartilhamento de decisões daí decorrente – ocupa lugar de crescente importância na organização. Isso indica a necessidade de aperfeiçoamento dos processos decisórios, o que implica, forçosamente, uma melhor compreensão da atividade gerencial e de suas dimensões.
Keywords: | Atividade Gerencial, Tomada de Decisão, Indústria Automobilística |
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Pages: | 17-32 |
Authors: | Luiz Alex Silva Saraiva Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Pesquisador do Grupo de Pesquisas sobre Gestão, Trabalho, Educação e Cidadania da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (GETEC-FACE/UFMG). Coordenador do Curso de Administração da FUNCESI (Itabira/MG). Professor do Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista e da Faculdade Novos Horizontes (Belo Horizonte/MG). E-mail: [email protected] Fernanda Gramiceli Aluna do curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Novos Horizontes (Belo Horizonte/MG). Assistente de Gestão da Qualidade na Sada Transportes e Armazenagem Ltda. E-mail: [email protected] |
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