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A APREENSÃO DA CULTURA E O NÃO-COMPARTILHAMENTO DOS VALORES COOPERATIVISTAS EM UMA COOPERATIVA SEDIADA EM NATAL/RN

A APREENSÃO DA CULTURA E O NÃO-COMPARTILHAMENTO DOS VALORES COOPERATIVISTAS EM UMA COOPERATIVA SEDIADA EM NATAL/RN

Este artigo tem por objetivo a análise da cultura organizacional de uma cooperativa sediada em Natal/RN. Escolheu-se analisar a cultura organizacional a partir da identificação, junto aos dirigentes e empregados, da percepção e do compartilhamento dos ritos, valores, normas, atitudes, comunicação e relacionamento interpessoal, política de recursos humanos, processo decisório, auto-hetero-avaliação e socialização.

A apreensão da cultura da cooperativa foi analisada considerando-se os três níveis descritos por Edgar Schein: nível dos artefatos visíveis, nível dos valores que governam o comportamento das pessoas e nível dos pressupostos inconscientes. O método que caracteriza esta pesquisa é o estudo de caso, do tipo descritivo-exploratório. As técnicas utilizadas foram a entrevista semi-estruturada, formulário, observação direta e análise documental.

A pesquisa ocorreu no primeiro semestre de 2000. Os resultados mostram que os valores cooperativistas não são compartilhados com os empregados, ocorrendo uma distorção do que se entende por cooperativismo. Conclui-se que os três níveis propostos no modelo de Schein são observáveis na organização em estudo.

Authors: Ângela de Castro Correia
Professora do curso de Administração e Chefe do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Rondônia – UNIR – do Campus de Guajará-Mirim/RO

Kátia Rejane Lima de Moura
Mestranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
Professora substituta do curso de Psicologia da UFRN do Campus Natal/RN
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