Neste quarto fascículo de 2004 do Caderno de Pesquisas em Administração apresentamos sete trabalhos que percorrem as áreas temáticas de Administração Geral, Finanças, Marketing, Estratégia Empresarial e Ensino de Administração.
Silva e Fischer focalizaram o processo de auditorias internas do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho com base em um amplo levantamento bibliográfico e na avaliação dos procedimentos empregados por uma empresa da área química. Essa análise permitiu identificar vários elementos do processo, tais como os objetivos da empresa ao fazer auditorias, a frequência de realização destas, o check list adotado, o processo de amostragem, entre outros. À luz da fundamentação teórica, foi possível propor algumas ações que a empresa pode empreender para aprimorar o procedimento de auditoria.
O processo decisório em organizações foi objeto de análise dos autores Gontijo e Maia em seu ensaio elaborado com base no modelo de SIMON (1971). Abordagens de outros autores com diferentes níveis de consideração também fizeram parte deste trabalho, proporcionando um entendimento de todos os aspectos intrínsecos ao processo de tomada de decisão.
O artigo de Luz, Santos, Lima e Costa Jr. foi elaborado com o objetivo de verificar os efeitos da estabilização econômica, pretendida pelo Plano Real, sobre o coeficiente de risco sistemático das ações e sobre o seu risco total. Para tanto, foram coletados dados da empresa Economática S.A. referentes ao período de junho de 90 a junho de 98, separado segundo a dicotomia antes e depois do referido plano. Alguns modelos de análise empregados revelaram diminuição do risco total e mudanças não significativas no risco sistemático em relação aos períodos pré-Real e pós-Real.
A influência do país de origem na penetração de seus produtos em mercados internacionais constituiu o foco de estudo dos autores Giraldi e Carvalho. Uma ampla revisão bibliográfica abarcou importantes conceitos teóricos referentes ao tema, dentre os quais os efeitos derivados do país de origem, alguns tipos de vieses ligados à imagem dos países mais desenvolvidos e a precariedade de algumas generalizações feitas por pesquisadores, interações entre país de origem e demais atributos de produtos, características do consumidor e também da categoria do produto. O conhecimento das implicações da natureza do país de origem e das demais informações pesquisadas para o sucesso no comércio internacional pode nortear ações estratégicas para a melhoria do posicionamento dos produtos no ambiente global de negócios.
O conhecimento dos aspectos subjacentes à imagem da loja varejista segundo seus consumidores é o tema central de um artigo no contexto de marketing pelas autoras Spinelli e Giraldi. Também foram abordadas questões associando a imagem a estratégias de posicionamento, lealdade e estratégias de marcas próprias. Com base em dados secundários e no estudo de caso de uma grande rede varejista nacional, foi possível depreender a importância da gestão da imagem de loja como apoio para o seu posicionamento, apesar de a loja pesquisada ainda não explorar na sua plenitude todos os benefícios advindos de uma eficiente gestão de imagem.
Os autores Camargos e Barbosa, utilizando o método do estudo de caso, apresentam os resultados referentes à possível união da TAM com a Varig, em aspectos estratégicos, mercadológicos e financeiros. Com o apoio de várias fontes de informações, tais como home pages das duas empresas e jornais, houve acesso a dados importantes para uma avaliação da possível fusão TAM–Varig. Implicações dessa união em termos positivos e negativos para os stakeholders foram identificadas. Com esse estudo, foram vislumbrados alguns resultados favoráveis ao setor de aviação civil brasileiro decorrentes da fusão dessas duas empresas, desde que o processo seja desenvolvido adequadamente.
Para terminar, a área de Ensino em Administração é também contemplada nesta edição de nossa revista com o ensaio realizado por Lacruz, no qual o método de jogos de empresas é discutido como instrumento de aprendizagem nos ambientes acadêmico e empresarial. A origem e características dos jogos de empresas são apresentadas, bem como a evolução de seu uso em processos de aprendizagem.
Boas Festas a todos!
| Authors: | Maria Aparecida Gouvêa |
|---|---|
| File: | Download |
| Arquivo: | Volume: 11 · Número: 4 |