Argumentamos neste paper que o marketing interno (MI), dada a sua eficácia como uma ferramenta de
gestão, está ampliando gradativamente o seu escopo e finalidade para outras áreas da Administração. Quanto mais integrada estiver a empresa, maiores as chances de sucesso no atendimento ao cliente externo. O MI apresenta muitos benefícios e virtudes, não apenas para os profissionais de marketing, mas também para os de outras áreas funcionais, e é importante para a integração operacional – e mesmo estratégica – das organizações. É como a cola que junta as partes. Parece-nos absolutamente claro que o MI, ao longo dos anos, adquiriu “vida própria”. De ferramenta ancilar de marketing, passou a incorporar outras funções, contribuindo assim para o aperfeiçoamento dos processos intra-organizacionais. Atualmente, a empresa moderna precisa ser competente tanto externa quanto internamente. Do contrário, a sua sobrevivência estará profundamente ameaçada. Concluímos por considerar que o MI, dadas as suas características, pode representar um meio eficaz para os administradores lidarem com fluxos, trocas e interfaces no interior das organizações. Adicionalmente, entendemos que a sua utilização conduz à retenção das pessoas (principal ativo empresarial) e à satisfação no trabalho.
Keywords: | cliente interno, motivação, produto-trabalho, capital humano, satisfação no trabalho. |
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Pages: | 37-50 |
Authors: | Anselmo Ferreira Vasconcelos Mestrando em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo E-mail: [email protected] |
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