O crescimento acelerado de organizações sem fins lucrativos e não-governamentais – o denominado
terceiro setor – tem levado cada vez mais estudiosos da Administração, que se mostravam indiferentes a esse fenômeno, a repensar esse posicionamento, de modo que se pode esperar um aumento cada vez maior de estudos enfocando tais entidades. Dessa forma, este artigo tem por finalidade fazer uma breve análise da eficácia da utilização de ferramentas e princípios inerentes a uma concepção tradicional de administração em organizações do terceiro setor. Tal discussão se justifica na medida que muitas das características peculiares a essas organizações, como o fato de utilizarem membros voluntários e de não visarem ao lucro como objetivo principal de suas atividades, são estranhas ao universo dos modelos tradicionais de gerenciamento, criados para aumentar a eficácia sob uma ótica de mercado. O trabalho sugere que a própria evolução do pensamento administrativo, por meio da quebra de paradigmas e do surgimento de uma concepção inovadora de administração – centrada no desenvolvimento e no aumento da participação do elemento humano nos processos de gestão – pode oferecer um referencial mais bem elaborado e adequado às características das organizações do terceiro setor.
Keywords: | Terceiro setor, Administração Tradicional, Administração Inovadora. |
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Pages: | 1-15 |
Authors: | Rubens de França Teixeira Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina Professor da Universidade Norte do Paraná – Londrina/PR E-mail: [email protected] |
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