O e-business envolve a definição da estratégia global do modelo de negócio, incluindo as transações de comércio eletrônico. Neste contexto, as formas de pagamento são um aspecto fundamental a ser considerado. Para efetivar a transação, as organizações necessitam de procedimentos seguros e simples, que dependem fortemente da aceitação dos clientes para serem considerados um sucesso, o que representa um desafio para as organizações.
O objetivo deste estudo é analisar as formas de pagamento que estão sendo disponibilizadas para os clientes em compras on-line. Como contexto de aplicação, optou-se pelas compras de livros realizadas via World Wide Web, com o objetivo de proporcionar à comunidade ideias sobre como esta função está sendo realizada pelas empresas deste segmento no Brasil. O método de pesquisa adotado foi o exploratório, e os dados foram obtidos em 20 websites de livrarias brasileiras, selecionadas por conveniência.
Como principais resultados, concluiu-se que o cartão de crédito é a principal forma de pagamento disponibilizada pelas livrarias digitais analisadas e que o número de opções quanto às formas de pagamento oferecidas aos clientes ainda é pequeno.
Authors: | Elisabeth Ávila Abdala Mestre em Administração, professora da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FACE/PUCRS), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação (PPGCS/FAMECOS/PUCRS). E-mail: [email protected] Mírian Oliveira Doutora em Administração, professora do Mestrado em Administração e Negócios da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MAN/FACE/PUCRS), pesquisadora do CNPq. E-mail: [email protected] Juliana Goldoni Estudante do curso de Administração de Empresas, com ênfase em análise de Sistemas de Informação (FACE/PUCRS), bolsista de iniciação científica (FAPERGS). E-mail: [email protected] |
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