Home
Artigo
APLICAÇÃO DO BALANCED SCORE CARD NA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL NO SEGMENTO BANCÁRIO

APLICAÇÃO DO BALANCED SCORE CARD NA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL NO SEGMENTO BANCÁRIO

Este trabalho avalia a importância da divulgação do Balanço Social pelas empresas pertencentes ao segmento bancário, Balanço que reflete a sua atuação social. Para tanto, são considerados os conceitos teóricos que fundamentam o Balanced Scorecard, reconhecido como uma importante metodologia para se alcançar o contínuo melhoramento do desempenho e dos resultados de uma organização.

O foco principal é a utilização do Balanced Scorecard para a análise do desempenho de empresas pertencentes ao segmento bancário no campo social, ou seja, é ressaltada a importância da formulação de estratégias para alcance de melhorias neste campo de atuação. Tal desempenho será, portanto, analisado sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Para cada uma delas são propostos indicadores originários de um modelo de Balanço Social utilizado por empresas pertencentes a outros segmentos.

Authors: Andresa Silva Neto Francischini
Economista pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Campus de Ribeirão Preto (FEARP-USP), mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Auditora plena do Banco Itaú S.A.
E-mail: [email protected]

Zilmar José de Souza
Economista e Mestre pela Universidade de São Paulo, doutorando em Engenharia de Produção pela UFSCar. Auditor-chefe do Banco Itaú S.A.
E-mail: [email protected]
File: Download
Volume:
Número: