A expansão do comércio internacional e a multiplicação de empresas que ampliam seus negócios para além das fronteiras de seus países-sede trazem à tona a necessidade de os profissionais de marketing se preocuparem com o desenvolvimento de produtos e com a elaboração de compostos de marketing compatíveis com as necessidades e desejos dos consumidores globais.
Como em um processo de decisão de compra os consumidores nunca possuem à sua disposição a totalidade das informações de que necessitam, suas avaliações acabam sendo influenciadas pelos aspectos do produto que eles podem observar – entre eles o país de origem – e que lhes fornecerão a base para que eles consigam definir o nível de qualidade do bem que desejam adquirir. Como os efeitos do atributo país de origem sobre a percepção dos consumidores podem ser tanto positivos como negativos, seu estudo é de extrema relevância para que as empresas possam desenvolver seus compostos de marketing de forma a beneficiarem-se da imagem positiva de um país ou procurarem minimizar, ou ao menos neutralizar, os aspectos negativos dessa informação.
Este artigo tem cunho teórico e se preocupa em analisar como os aspectos relacionados ao país de origem dos produtos podem influenciar de maneira decisiva a atitude dos consumidores e como as empresas devem lidar com essa informação.
Authors: | Lúcia de Fátima Martins Guilhoto Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
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